21.7 C
Tamboré
segunda-feira, 19 janeiro 2026
Publicidade • Anuncie Aqui

SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro

Publicidade • Anuncie Aqui

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo (18) que cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde em todo o país poderão ser vacinados contra a dengue a partir de 9 de fevereiro. O grupo será imunizado com a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan, com tecnologia nacional e esquema de dose única.

Segundo o ministro, a vacinação será direcionada a profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde e no atendimento direto à população, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e equipes multiprofissionais vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Padilha, a medida será possível com a entrega de novas doses do imunizante.

O Instituto Butantan deve produzir e entregar até 31 de janeiro cerca de 1,1 milhão de doses adicionais da vacina, destinadas à imunização dos profissionais que atuam na linha de frente do SUS. Estudos clínicos indicam que a Butantan-DV oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, com eficácia global de 74%, redução de 91% nos casos graves e proteção total contra hospitalizações.

O Ministério da Saúde informou que pretende ampliar gradualmente a vacinação com a Butantan-DV para a população de 15 a 59 anos, conforme a disponibilidade de novas doses. Para acelerar a produção em larga escala, o Instituto Butantan firmou uma parceria de transferência de tecnologia com a empresa chinesa WuXi Vaccines. A expectativa da pasta é que a produção seja ampliada em até 30 vezes, com a possibilidade de alcançar entre 25 milhões e 30 milhões de doses ainda neste ano.

Segundo o ministro, técnicos do Ministério da Saúde devem viajar à China em março para acompanhar a produção das vacinas. Padilha afirmou também que, com o aumento da oferta, o imunizante poderá ser incorporado de forma permanente ao calendário nacional de vacinação.

O Instituto Butantan já obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar estudos de avaliação da vacina em pessoas com mais de 60 anos. O recrutamento de voluntários dessa faixa etária já começou, segundo o ministro.

As declarações foram feitas em Botucatu (SP), durante o início de uma campanha piloto de vacinação em massa da população de 15 a 59 anos no município. A iniciativa também ocorre nas cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), com o objetivo de avaliar o impacto da imunização com a nova vacina.

Além da Butantan-DV, o SUS oferece a vacina QDenga, de origem japonesa, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com esquema de duas doses. O Ministério da Saúde anunciou neste domingo a ampliação da vacinação com esse imunizante para todo o país, após a aquisição de novos lotes da farmacêutica Takeda.

Segundo a pasta, foram compradas 18 milhões de doses da QDenga, sendo 9 milhões para 2026 e 9 milhões para 2027. A vacina, aprovada pela Anvisa em 2023, havia sido disponibilizada inicialmente em municípios prioritários. Com a ampliação dos estoques, a aplicação passará a ocorrer em unidades básicas de saúde de todos os municípios brasileiros para o público de 10 a 14 anos.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também

error: Conteúdo Protegido.