A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) orienta os romeiros que participam das peregrinações das Rotas da Fé, até 12 de outubro, a se vacinarem contra a febre amarela antes de iniciar o trajeto. A recomendação é que a aplicação ocorra pelo menos dez dias antes da viagem para garantir a proteção.
Além da imunização, a pasta reforça a importância de medidas preventivas, como uso de repelentes, roupas que cubram braços e pernas e a procura imediata por atendimento médico em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo, icterícia ou vômitos.
De acordo com a secretaria, o estado de São Paulo registrou neste ano 66 casos humanos de febre amarela, sendo 37 mortes, o que representa taxa de letalidade de 56%. As áreas de risco estão concentradas em regiões com vegetação e fragmentos florestais, que coincidem com trechos percorridos pelos romeiros.
A vacina contra a febre amarela integra o calendário de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do estado. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização deve seguir os seguintes critérios: duas doses para crianças menores de 5 anos (aos 9 meses e aos 4 anos de idade) e dose única para pessoas acima dos 5 anos.