A Fundação Pró-Sangue anunciou que, além da doação tradicional de sangue, também é possível doar apenas plaquetas, por meio de um procedimento específico realizado exclusivamente no posto Clínicas, localizado na Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, em Cerqueira César, São Paulo.
Segundo a instituição, a doação de plaquetas é direcionada a pacientes em tratamento de câncer, transplantados e pessoas com distúrbios na produção de componentes sanguíneos.
Para participar, é necessário agendamento prévio. O contato pode ser feito por telefone ((11) 4573-7510 / 7621, das 10h às 19h), por e-mail ([email protected]) ou pelo WhatsApp ((11) 99682-2437).
O processo de coleta de plaquetas é realizado por aférese, técnica que consiste na separação dos componentes do sangue. Durante o procedimento, o sangue do doador é coletado, passa por uma centrífuga que separa os elementos, retém parte das plaquetas e devolve os demais componentes ao doador. A coleta dura cerca de 90 minutos.
A reposição de plaquetas pelo organismo ocorre em aproximadamente 48 horas. A frequência permitida para esse tipo de doação é de uma vez a cada sete dias, com limite de até 24 doações em um período de 12 meses.
Para doar, é necessário ter feito uma doação de sangue ou plaquetas na Pró-Sangue nos últimos 24 meses. Os critérios para doação de plaquetas por aférese incluem avaliação prévia das condições de acesso venoso e da relação entre peso e altura do doador. Apenas mulheres que nunca engravidaram podem realizar esse tipo de doação. Também é exigido que o doador não tenha feito uso de aspirina, AAS ou anti-inflamatórios não hormonais nos três dias anteriores à coleta.