16.9 C
Tamboré
quarta-feira, 9 julho 2025
Publicidade • Anuncie Aqui

Internações por síndrome respiratória grave crescem em SP e Barueri reforça vacinação contra gripe

Publicidade • Anuncie Aqui

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo (SindHosp) apontou que 85% dos hospitais privados do Estado registraram aumento das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em junho deste ano. No mesmo período do ano passado, esse percentual era de 47%. O levantamento foi feito entre os dias 6 e 16 do referido mês e ouviu 88 unidades de saúde em todo o estado.

O avanço das síndromes respiratórias também tem reflexo em Barueri. De janeiro a junho deste ano, a cidade contabilizou 27 casos de influenza, um aumento de 237% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 8 ocorrências. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

Além do aumento nos casos, Barueri já confirmou duas mortes causadas pela gripe em 2025, o mesmo número de óbitos registrados ao longo de todo o ano passado. Em nível estadual, o cenário também preocupa: São Paulo soma, até o momento, 32.598 casos de influenza e 3.235 mortes.

Diante da baixa procura pela imunização, desde maio a SES-SP autorizou a ampliação da vacinação contra a gripe para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A aplicação da vacina é feita gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Para facilitar o acesso da população, Barueri realiza neste sábado (12) uma ação especial de vacinação no Alpha Shopping (Alameda Rio Negro, 1033), das 10h às 16h. A vacina protege contra os principais vírus da gripe e é especialmente indicada para crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Imunização evita casos mais graves

A epidemiologista Ana Paula Sato, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, reforça que a imunização é a forma mais eficaz de evitar complicações graves da gripe. Segundo ela, o inverno favorece a circulação dos vírus respiratórios, pois as pessoas tendem a permanecer mais tempo em locais fechados.

“Embora a vacina não impeça completamente a infecção, ela reduz de forma significativa os casos graves e os óbitos”, avalia.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também