23.2 C
Tamboré
sexta-feira, 6 fevereiro 2026
Publicidade • Anuncie Aqui

Diante do avanço da dengue, Governo de SP inicia vacinação inédita na segunda-feira (9)

Publicidade • Anuncie Aqui

Diante do cenário de aumento dos casos de dengue no Estado, o Governo de São Paulo inicia nesta segunda-feira (9) a campanha de vacinação com a Butantan-DV em todos os 645 municípios paulistas. Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira do mundo aplicada em dose única e capaz de proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

Nesta primeira etapa, a imunização será destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde da rede municipal, considerados estratégicos no enfrentamento à doença. Para o início da campanha, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviou 99 mil doses ao Estado. A estimativa é que cerca de 216 mil profissionais da atenção básica, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e demais trabalhadores da linha de frente, sejam imunizados de forma escalonada.

Os números reforçam a importância da nova estratégia. Até o dia 5 de fevereiro de 2026, o Estado de São Paulo registrou 4.647 casos confirmados de dengue e um óbito. Em todo o ano de 2025, foram contabilizados 882.884 casos e 1.124 mortes em território paulista, evidenciando o impacto da doença e a necessidade de ampliar as medidas de prevenção.

Casos em Barueri

Em Barueri, o monitoramento também segue ativo. Desde o início de 2026 até 5 de fevereiro, o município registrou 9 casos prováveis de dengue, sendo 6 confirmados, 3 em investigação e 98 descartados, segundo dados do Painel de Arboviroses do Governo do Estado de São Paulo.

Não houve registro de óbitos, nem casos classificados como dengue grave. Entre os confirmados, 5 foram considerados dengue sem sinais de alarme e 1 com sinais de alarme.

Ao longo de todo o ano de 2025, Barueri contabilizou 1.248 casos prováveis e 1.238 confirmados, incluindo 123 casos com sinais de alarme, 2 classificados como dengue grave e dois óbitos.

A vacinação representa um avanço histórico no enfrentamento à doença e passa a integrar o conjunto de ações de saúde pública, que incluem vigilância epidemiológica e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor também da zika e chikungunya.

Prevenção é importante
Mesmo com a nova vacina, as autoridades de saúde reforçam que a prevenção continua sendo fundamental. A orientação é eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada, manter caixas d’água vedadas, limpar calhas e evitar o acúmulo de objetos expostos à chuva.

A população também deve ficar atenta aos sintomas, como febre alta, dores no corpo, dor atrás dos olhos e manchas na pele, e procurar atendimento médico em caso de suspeita.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-twitter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também

error: Conteúdo Protegido.