A Secretaria da Saúde de Barueri, em parceria com a FIEBTECH, promove neste sábado, 7 de fevereiro, o Dia D de vacinação contra o sarampo e a febre amarela. A ação integra a estratégia do Governo do Estado de São Paulo para ampliar a cobertura vacinal diante do aumento de surtos de sarampo em diferentes países e do período sazonal da febre amarela, que vai de dezembro a maio.
Em Barueri, a vacinação será realizada das 8h às 16h, na FIEB Unidade Alphaville, localizada na Avenida Andrômeda, 500. O público-alvo da mobilização municipal são pessoas de 12 meses a 29 anos, com foco na atualização da caderneta de vacinação.
A estratégia prioriza a aplicação da vacina tríplice viral — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola — em crianças, jovens, adultos não vacinados e profissionais de saúde, além da vacina contra a febre amarela. Também está prevista a atualização vacinal de pessoas que receberam dose fracionada da vacina contra a febre amarela em 2018, durante campanhas emergenciais.
De acordo com a SES-SP, manter a vacinação em dia é fundamental para evitar a reintrodução de doenças já controladas. “Manter a caderneta de vacinação atualizada é um ato de cuidado individual e coletivo, essencial para proteger a população e reduzir o risco de surtos”, destaca Regiane de Paula, coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado.
Calendário de vacinação
Pelo Calendário Nacional de Vacinação, crianças devem receber a primeira dose da tríplice viral aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Pessoas de 5 a 29 anos devem ter duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias; de 30 a 59 anos, uma dose. Profissionais de saúde precisam comprovar duas doses, independentemente da idade.
A vacina contra a febre amarela é indicada a partir dos 9 meses, com reforço aos 4 anos. Quem recebeu apenas uma dose antes dos 5 anos deve tomar reforço. Adultos de 5 a 59 anos nunca vacinados recebem dose única, assim como quem foi imunizado com dose fracionada em 2018.
Sintomas e alerta
O sarampo pode causar febre alta (acima de 38,5 °C), manchas vermelhas pelo corpo, tosse seca, coriza e irritação nos olhos. Já a febre amarela apresenta início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.
No ano passado, o Estado de São Paulo registrou dois casos importados de sarampo. Em 2025, já foram confirmados 57 casos de febre amarela, com 34 óbitos, o que reforça a vacinação como principal forma de prevenção.




