27.1 C
Tamboré
quarta-feira, 29 outubro 2025
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri promove palestras sobre a saúde do homem durante o Novembro Azul

Publicidade • Anuncie Aqui

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, realiza ao longo de novembro uma série de ações voltadas à conscientização e à prevenção do câncer de próstata, dentro da campanha Novembro Azul. O movimento busca reforçar a importância do cuidado com a saúde masculina e incentivar hábitos que previnem doenças, em especial o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A programação terá início no dia 4 de novembro, às 8h, na UBS Kátia Kohler, com palestra da enfermeira Rita de Cássia Castro, e às 10h, na Secretaria de Saúde, conduzida por Adailton Alves, diretor da unidade (programação completa abaixo).

A próstata é uma pequena glândula localizada abaixo da bexiga e faz parte do sistema reprodutor masculino. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 75% dos casos de câncer de próstata ocorrem em homens com mais de 65 anos, o que torna a atenção à prevenção ainda mais necessária. Para reduzir os riscos, especialistas recomendam alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos, moderação no consumo de álcool e a realização de exames de rotina, como o PSA (exame de sangue) e o toque retal, a partir dos 50 anos — ou dos 45, para quem tem histórico familiar da doença.

Resistência ao exame
Apesar da importância, muitos homens ainda têm resistência em realizar o toque retal, mesmo diante de sintomas como dificuldade para urinar, desconforto na região pélvica, necessidade frequente de urinar e presença de sangue na urina. Os profissionais alertam que o diagnóstico precoce é fundamental, já que, em muitos casos, a doença é identificada em estágio avançado, quando as chances de cura são menores.

Assim como o Outubro Rosa, que reforça os cuidados com a saúde da mulher, o Novembro Azul é tratado com seriedade pela administração municipal. O objetivo é quebrar tabus e salvar vidas por meio da informação e do acompanhamento médico. Um exemplo de alerta é o caso do músico norte-americano Frank Zappa, que, mesmo com sintomas evidentes, se recusou a realizar o tratamento contra o câncer de próstata e faleceu aos 52 anos. A história serve de lembrete sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Durante o mês de novembro, a Secretaria de Saúde de Barueri promove uma série de palestras e ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em outros espaços da cidade. As atividades são conduzidas por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, que orientam o público sobre exames, procedimentos e hábitos de vida saudáveis.

Programação completa
Nos dias 8 e 9, às 8h, as palestras acontecem na UBS Hélio Berzaghi, ministradas pela assistente social Rita de Cássia Barjud. No dia 10, às 8h, é a vez da UBS Pedro Izzo, com o enfermeiro Sérgio Henrique de Santana, e, às 15h, da UBS Armando G. de Freitas, com o enfermeiro Jamer Pereira Queiroz.

O dia 11 conta com uma agenda intensa: às 9h, na UBS Benedito Oliveira Crudo, com a enfermeira Veroneide Araújo e alunos da Etec; às 11h, na UBS Raquel Sandrini Ruela, com o enfermeiro Humberto H. Neves de Souza; e às 13h, na UBS Maria Magdalena Macedo, com Alexssandro Cassimiro.

Em 12 de novembro, as ações continuam às 9h, na UBS Maria Francisca de Melo, com as enfermeiras Sueli Villas Boas e Kátia Regina Narciso, e o médico Helder Nascimento; às 11h, na UBS Dr. Luiz Fernando Nardy, com o enfermeiro Silas Zil da Silva; e também às 11h, na UBS Hermelino Liberato Filho, com a enfermeira Dayse Galtaroça.

No dia 13, às 11h, a UBS Vince Nemeth recebe palestra do enfermeiro Renato Peres Vicente e do médico Lucas Guilherme Lino. Já no dia 14, às 13h, a ação acontece na UBS Edini Cavalcante Consoli, com o médico Fábio Natali Pelegrini, e, às 7h30, na UBS Amaro José de Souza, com o médico Fernando.

As atividades seguem no dia 17, às 8h, na UBS Elisabeth Izilda Duleba, com o enfermeiro André Lemos, e às 9h, na UBS João Siqueira, com os enfermeiros Luciana Silva e Fernando de Pietro. No dia 21, às 8h, a palestra será na UBS Cleuso de Oliveira, com o enfermeiro Kleber Jeans Vieira.

A programação prossegue no dia 24, às 9h, na UBS Júlio Lizart, com a enfermeira Luciana Anjos; no dia 26, às 10h, no Ganha Tempo, com as enfermeiras Ângela Carvalho e Sônia Silia; e encerra no dia 28, às 8h, na UBS Roque Ribeiro, com a enfermeira Ronalda Castro.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-twitter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também

error: Conteúdo Protegido.