28.8 C
Tamboré
terça-feira, 23 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Prefeitura encontra animais com carrapato causador da febre maculosa

Publicidade • Anuncie Aqui

Segundo a prefeitura, os registros foram nos bairros Parque Viana, Jd. Silveira, Jd. Califórnia e Jd. dos Altos

O carrapato do gênero Amblyomma, conhecido como carrapato amarelo, é o transmissor da febre maculosa brasileira, uma doença infecciosa aguda, que se manifesta de dois a 14 dias após a picada desses acarídeos. 

As capivaras estão entre os principais hospedeiros dessa espécie, assim como cães e os gatos nas regiões metropolitanas, porém em menor escala. 

Segundo a Prefeitura de Barueri, ainda não houve casos da doença na cidade, mas foram registrados cães e gatos parasitados pelo carrapato amarelo nos bairros Parque Viana, Jd. Silveira, Jd. Califórnia e Jd. dos Altos. 

Devido ao grau de letalidade da doença, a recomendação é procurar atendimento médico em caso de aparecimento de sintomas, como fortes dores de cabeça, febre súbita, dores musculares e manchas vermelhas nas palmas das mãos e solas dos pés. “56% dos doentes de febre maculosa morrem até o quinto dia de início dos sintomas”, destacou Daniel Aspis, médico veterinário da Zoonoses de Barueri. 

Prevenção 

Entre as formas de se prevenir contra a febre maculosa está evitar áreas com presença de carrapatos, não permitir que cães e gatos frequentem áreas de matas, respeitar placas indicativas de não aproximação de áreas de risco e não se aproximar de capivaras para tirar fotos. 

Para os pets, uma das recomendações para evitar a contaminação é usar repelentes e carrapaticidas indicados por médicos veterinários. Caso encontre carrapatos em seus animais de estimação, comunique o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ) pelo telefone (4198- 5679). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também