18.7 C
Tamboré
quinta-feira, 18 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Pela doação de sangue, Barueri apoia a campanha Junho Vermelho

Publicidade • Anuncie Aqui

Objetivo do movimento é conscientizar a população sobre a importância de doar, principalmente, em tempo de pandemia

Durante este mês acontece a campanha Junho Vermelho com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. Com a pandemia, o movimento se tornou ainda mais relevante, isso porque, segundo dados do Ministério da Saúde, em 2020, foi registrada queda de aproximadamente 20% nas doações em todo o país. 

De acordo com dados da Fundação Pró-Sangue, até esta quinta-feira (10), os sangues do tipo O+, O – e B- estavam em estado crítico. Já os tipos B + e A- estão em alerta. 

“A reposição do sangue nos bancos é fundamental para o suprimento em casos de cirurgias de emergência, acidentes envolvendo hemorragias, tratamentos de câncer e outras doenças que não podem esperar”, destacou Eliseo Sekiya, hematologista e hemoterapeuta da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. 

Com o slogan “Seja do tipo que ajuda”, Barueri é uma das apoiadoras da campanha Junho Vermelho. A prefeitura destacou que a cidade incentiva que todos sejam doadores, não apenas neste mês de mobilização, mas o ano todo. 

No município, é possível doar sangue no posto da Pró-Sangue que fica na Rua Ângela Mirella, 354, nas dependências do Hospital Municipal de Barueri (HMB). O local funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial. 

Por conta da pandemia, para doar, é preciso fazer um agendamento no site da fundação (prosangue. sp.gov.br). Informações pelo telefone (11 4199-3100). 

Doação 

Para fazer a doação de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg e apresentar documento original com foto recente. 

Outra recomendação é estar descansado, ou seja, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado, evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação. 

Candidatos que foram vacinados contra Covid-19 só podem doar 48 horas após cada dose da vacina Coronavac e 7 dias para a AstraZeneca e para o imunizante da Pfizer.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-twitter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também