22 C
Tamboré
quinta-feira, 25 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Município reforça campanha contra a tuberculose nas UBS´s

Testes podem ser feitos nas 16 Unidades Básicas

Publicidade • Anuncie Aqui

Entre os dias 5 e 19, o município de Barueri intensificará a campanha contra os casos de tuberculose. A ação contra a doença é permanente na cidade, todavia, neste período, as buscas por pessoas com sintomas respiratórios, como por exemplo, tosses há mais de duas semanas, acompanhadas de secreção, emagrecimento e sudorese vespertina serão acentuadas, através de orientações e cartazes explicativos.
Na última semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu novas recomendações para a prevenção da doença. O órgão solicita que sejam priorizados testes e tratamento de pessoas vivendo com HIV e de crianças menores de 5 anos que estiveram em contato com
pessoas com Tuberculose. Foi recomendado ainda a expansão das opções de tratamentos mais curtos, com os medicamentos rifapentina e isoniazida, que duram em média 3 meses.
Em Barueri, o tratamento é unificado e alinhado ao Sistema Único de Saúde. “Ele é totalmente gratuito, diário e dura 6 meses e é também rigorosamente supervisionado, pois não pode ser interrompido nem um dia sequer”, disse a Prefeitura em nota.

Em 2017, 113 munícipes contraíram a doença. Neste ano, já foram registrados sete casos. Os testes de tuberculose podem ser feitos nas 16 Unidades Básicas de Saúde da cidade e não é preciso agendamento. O resultado fica pronto em até duas horas.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também