20 C
Tamboré
sexta-feira, 29 março 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Município prorroga realização de testes da Covid-19 na população

Publicidade • Anuncie Aqui

Para ampliar as políticas de testagem e o monitoramento dos casos da Covid-19 no estado, o Governo de São Paulo anunciou, nesta quarta -feira (26), a compra de 1 milhão de testes rápidos de antígenos para a detecção da doença. Eles serão disponibilizados aos municípios em junho, que aguardam informações sobre a quantidade que receberão e a estratégia para realizar os exames. 

A gestão estadual informou que esse tipo de teste têm um grau de efetividade de 98% nos primeiros dias de sintomas e o resultado sai em até 15 minutos. O investimento será de cerca de R$ 25 milhões para a aquisição dos insumos. 

Alinhado ao estado e com a preocupação de monitorar os casos da doença na cidade, Barueri oferece o serviço gratuito de testagem da população com exames do tipo RT-PCR desde setembro do ano passado. 

Com o cenário ainda dramático da pandemia, a prefeitura decidiu estender o serviço até o dia 31 de julho. “Desde setembro até 24 de maio foram realizados 53.571 testes. Em abril foram 8.430”, informou a gestão.

Para usar o serviço, é preciso fazer um agendamento pelo APP Saúde Barueri, pelo call center (11) 4349-0600 (maiores de 60 anos) e nas Unidades Básicas de Saúde. Os testes, que são para sintomáticos e assintomáticos, são realizados no estacionamento do Ginásio José Côrrea (Av. Guilherme Perereca Guglielmo, 1000).

Testes de antígenos 

De acordo com o médico infectologista Bernardo Almeida, os testes de antígeno possuem ótima sensibilidade para o período de transmissibilidade. 

“Ele detecta uma proteína do vírus, através da coleta de swab de nasofaringe. Pode ser utilizado para casos sintomáticos ou assintomáticos. A identificação de indivíduos transmissores é fundamental para a otimização da estratégia de isolamento”, explicou Almeida.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-publicidade-legal

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também