27.3 C
Tamboré
quinta-feira, 25 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Em estudo, HMB identificou presença do novo coronavírus na retina de pacientes com a doença

Publicidade • Anuncie Aqui

Pesquisa foi publicada em revista norte-americana. Foram analisados os olhos doados pelos familiares de três pacientes do hospital que faleceram por Covid-19

Uma pesquisa feita pela equipe de oftalmologia do Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) e publicada na revista norte-americana JAMA Ophthalmology na última semana, identificou a presença do vírus Sars-Cov-2 na retina de pacientes com Covid-19.

No estudo, realizado com a colaboração da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), foram analisados os olhos doados pelos familiares de três pacientes do HMB que faleceram por Covid-19. Todos estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), receberam ventilação mecânica e apresentavam complicações pulmonares graves.

Entre março e junho de 2020, foi desenvolvido um estudo iniciaç com 60 pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do HMB e com 44 pacientes de enfermaria do Hospital São Paulo. Dos 104 pacientes participantes, 21,9% apresentaram lesões oculares e 3%, lesões que comprometiam a visão.

Já a pesquisa mais recente, que identificou a presença do vírus na retina, indica que essas complicações oculares podem ser provocadas porque o vírus está alocado diretamente nos olhos e provavelmente não são consequências ou sequelas da infecção geral causada pelo novo coronavírus.

“Nós fomos a primeira equipe do mundo que descobriu alterações oftalmológicas relacionadas ao novo coronavírus. No primeiro estudo, vimos os sinais que a doença causava nos olhos, como hemorragias e infartos. Por isso, decidimos ampliar as pesquisas. E com a microscopia eletrônica, que aumenta muitas vezes a retina, encontramos de fato a partícula viral compatível com a Covid nos olhos que já apresentavam sinais clínicos”, explicou Heloísa Nascimento, coordenadora de oftalmologia do HMB e coautora do artigo.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também