27.3 C
Tamboré
quinta-feira, 25 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Com dois casos confirmados, Barueri cria brigada contra mosquito transmissor da dengue

Publicidade • Anuncie Aqui

Grupo formado por servidores públicos vistoriam imóveis da administração e divulgam informações a doença

Nos últimos tempos, o tema coronavírus está no centro das atenções, mas é preciso ficar alerta a um outro problema, já conhecido da população: a dengue. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em janeiro, 10.890 casos da doença foram confirmados no estado, 320 na Grande São Paulo.

Em Barueri, de acordo com dados da prefeitura, até quinta-feira (13), dois casos foram confirmados. Em 2019, o município teve 142 casos e notificou 1.871 suspeitos.

“A combinação de chuvas intensas com temperaturas altas favorecem a atividade biológica do Aedes aegypti. A preocupação maior é que o surto previsto para 2020, e já em curso, é causado pelo sorotipo 2 do vírus, que é conhecido por ser mais agressivo quando comparado aos outros”, explicou o Marielton dos Passos Cunha, pesquisador e pós-doutorando do Departamento de Microbiologia do ICB-USP.

Como forma de conter o avanço da doença, Barueri criou recentemente a brigada contra o mosquito transmissor da doença. Trata-se de equipes de trabalho criadas em todos os órgãos e entidades da administração, compostas por servidores, que deverão “vistoriar periodicamente o imóvel onde se localiza o órgão público, identificar áreas que requerem um cuidado constante, atuar de forma preventiva e divulgar informações educativas sobre cuidados com a doença”.

Visitas de casa em casa

Além disso, outra ação da prefeitura foi a de intensificar as visitas a residências e comércios. As equipes de combate à dengue verificam a presença de criadouros de mosquitos e orientam os moradores sobre a doença.

“A vigilância em dezembro montou a sala de Situação de dengue com participação de vários setores municipais para o combate as arboviroses no município de Barueri, tal compromisso vem de encontro as orientações do Ministério da Saúde, no demais estão sendo realizadas capacitações com as equipes de saúde do município, médicos, enfermeiros e agentes de saúde sobre a atual situação epidemiológica do município”, destacou a gestão em nota.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também