Diante da alta de casos, Barueri recomenda uso de máscaras em estabelecimentos públicos municipais

máscaras Barueri
Medida é válida para população, agentes públicos e prestadores de serviço (Lourivaldo Fio/Arquivo Secom Barueri)

A Prefeitura de Barueri publicou no Jornal Oficial, nesta quarta-feira (8), uma instrução normativa que recomenda a utilização de máscaras em todos os estabelecimentos públicos municipais.

Segundo a justificativa, “o aumento significativo de novos casos de infecção humana pelo novo coronavírus, recomenda-se o retorno do uso de máscaras de proteção facial no interior de todas as repartições públicas municipais, pela população, prestadores de serviços e agentes públicos”.

O especialista

Na opinião do médico sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília, Claudio Maierovitch, foi um erro relaxar o uso das máscaras.

“De fato, estamos testemunhando um aumento de casos de Covid-19 no Brasil. Entre as medidas que podem contribuir para reduzir a transmissão do vírus, e são poucas, estão o distanciamento das pessoas, que não haja aglomerações, especialmente em locais fechados, e que as pessoas continuem usando máscaras de boa qualidade quando estão nestes locais. Esse é um instrumento que funciona bem, não tem contraindicações para reduzir a transmissão”, disse.

O especialista destacou que “é importante que isso seja assimilado como um hábito, principalmente para os períodos mais frios, sempre que as pessoas estiverem em locais fechados e mal ventilados”, apontou.