16.1 C
Tamboré
sexta-feira, 19 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Câncer no pulmão do pai de Anitta pode acometer 20 vezes mais fumantes

Publicidade • Anuncie Aqui

O pai de Anitta, Mauro Machado, conhecido como “painitto”, passou por uma cirurgia para remover um tumor no pulmão, em 5 de junho. O câncer foi descoberto durante exames de rotina, depois de um pico de pressão. Após o resultado da biópsia, não foi identificado metástase.

O piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, mandou um recado para Mauro, que se emocionou. Veja o vídeo aqui.

Anitta

Anitta acompanha o tratamento do pai (Divulgação)Os fumantes têm risco 20 vezes maior de desenvolver tumores pulmonares. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é estimado que durante o triênio 2020-2022 cerca de 30.200 casos da doença sejam diagnosticados a cada ano. Além disso, este tipo de câncer ainda lidera o ranking das doenças oncológicas que mais matam, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tabagismo

O tabagismo continua sendo o maior responsável pelo câncer de pulmão no Brasil e no mundo. Aliás, não apenas deste tipo de tumor. Segundo o INCA, 161.853 mil mortes poderiam ser evitadas anualmente se o tabaco fosse deixado de lado, sendo que cerca de ⅓ destes óbitos são decorrentes de algum tipo de câncer relacionado ao hábito de fumar.

Sintomas

A oncologista Mariana Laloni, da Oncoclínicas São Paulo, explica que a maioria dos pacientes com câncer de pulmão apresenta sintomas relacionados ao próprio aparelho respiratório.

“Os sinais de alerta são tosse, falta de ar e dor no peito. Outros sintomas inespecíficos também podem surgir, entre eles perda de peso e fraqueza. Em poucos casos, cerca de 15%, o tumor é diagnosticado por acaso, quando o paciente realiza exames por outros motivos. Por isso, a atenção aos primeiros sintomas é essencial para que seja realizado o diagnóstico precoce da doença, o que contribui amplamente para o sucesso do tratamento”, disse.

Atendimento em Barueri

Em Barueri, a doença é tratada na rede municipal de saúde. Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e faça os exames de rotina, a assistência é totalmente gratuita. Caso seja constatada a doença, o encaminhamento para o especialista é realizado pelo clínico geral da UBS. Confira os endereços aqui.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-twitter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também