Barueri já vistoriou mais de 15 mil imóveis contra a dengue neste ano

dengue barueri
Agentes de Barueri realizam inspeções para combater criadouro do mosquito transmissor da doença (Lourivaldo Fio/Arquivo Secom Barueri)

Para prevenir a dengue e combater os focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, a Prefeitura de Barueri já realizou, de janeiro a julho, 15.399 vistorias em imóveis.

No mesmo período de 2021, foram 9.902 inspeções. Neste ano, a cidade anotou, em média, oito casos de dengue por mês, quando considerado o período de janeiro até abril, de acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

Segundo a gestão, o aumento de 150,5% na quantidade de fiscalizações neste ano se deu por conta da retomada das atividades presenciais dos agentes, que estavam suspensas no pico da pandemia.

Mortal
A dengue é uma doença que pode levar à morte. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo, indisposição, entre outros.

Em caso de suspeita, a recomendação da prefeitura é procurar a Unida Básica de Saúde (UBS) mais próxima à sua residência.

A proliferação do Aedes acontece por meio de recipientes com água parada (criadouros), e está relacionada com o cuidado praticado pelo morador dentro do seu domicílio (calhas e ralos entupidos, caixa d`água aberta), destinação regular do lixo e adesão ao sistema de limpeza urbana. Todas as orientações podem ser conferidas neste link.

“A colaboração e cuidado do morador são sempre fundamentais. É responsabilidade legal dos moradores manterem suas casas limpas e sem recipientes com água parada. Nos condomínios essa ação deve ser gerenciada pela administração para manter os imóveis limpos, áreas coletivas em condição organizada e sem criadouros”, ressaltou a administração municipal.

Denúncias

Para casos em que o munícipe verificar algum imóvel em condições inadequadas, que pode contribuir para a proliferação da dengue, deve anotar o endereço e denunciar para a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente – SEMA, pelo telefone 4199-1500.

Casos

Barueri anotou, em média, oito casos de dengue por mês neste ano, quando considerado o período de janeiro até abril. Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE-SP), a cidade registrou no total 33 ocorrências da doença.