Operação de Combate ao Crime Organizado cumpre mandado em Barueri

mandado Barueri
Operação tem como foco combate aos jogos de azar (Divulgação/MPSP)

Nesta quarta-feira (22), o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo (MPSP), cumpre mandados de busca e apreensão em Barueri, Santana de Parnaíba e outras 16 cidades.

A Operação Noteiro, deflagrada em conjunto com a Secretaria de Estado da Fazenda, Polícia Civil e Polícia Militar, tem como objetivo o desmantelamento de organização criminosa que lava capitais oriundos da exploração de jogos de azar por todo o país. São investigados 33 suspeitos, além de diversas pessoas jurídicas.

Segundo informações da polícia, o esquema aproveitava-se da constituição de empresas formais que, ao realizarem negócios entre elas e emitirem documentos fiscais referentes às transações, acobertaram movimentação financeira no valor apurado de R$170 milhões entre janeiro de 2017 e dezembro de 2021.

Essa quantia foi absorvida por supostas atividades de venda de noteiros (validadores de cédulas) para estações de acesso à internet, bem como locação de referidas instalações, com posterior branqueamento por empresas de veículos, construtoras e diversas outras.

A investigação

Os integrantes da organização criminosa estão sendo investigados em dois procedimentos investigatórios criminais do Gaeco e as cautelares deferidas pelos juízos respectivos determinaram, além das buscas, o sequestro de todos os bens dos investigados, dentre contas bancárias, veículos, imóveis e outros ativos com valor econômico. 

Participam da operação 24 promotores de Justiça, 33 servidores do Ministério Público, 40 auditores Fiscais, 8 delegados, 95 policiais civis e 156 policiais militares.