19.1 C
Tamboré
quinta-feira, 28 março 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Fisco deflagra operação contra sonegação de ICMS com oito alvos na região de Barueri

Publicidade • Anuncie Aqui

A Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) deflagrou nesta quarta-feira (3), a Operação Afrodite, contra esquema de sonegação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). A ação tem oito alvos na região de Barueri, considerando o município e as cidades de Carapicuíba, Embu das Artes e Taboão da Serra.

O objetivo é desmontar fraude fiscal estruturada envolvendo grupos de empresas que fabricam e comercializam cosméticos, recuperando aos cofres estaduais os valores de ICMS que deixaram de ser recolhidos.

Estes produtos são tributados pelo imposto sob o regime de substituição tributária em que, geralmente, a tributação de toda a cadeia de comercialização é concentrada no fabricante.

A operação tem o apoio da Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigações Sobre Crimes Contra a Fazenda, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC).

Inteligência

A Equipe de Inteligência da Sefaz-SP detectou, por meio de análise de dados, diversas operações com indícios de irregularidades nas quais grandes distribuidores de cosméticos adquiriam de “atravessadores” os produtos acabados de sua própria logomarca, pelo dobro ou mais do preço praticado pela indústria que os produziu.

A estimativa de valor global da lesão fiscal causada pelos grupos de empresas alvo desta fase da operação está estimada em R$ 205 milhões em ICMS.

Participam da operação Afrodite 125 auditores fiscais da Receita Estadual e 51 policiais da Divisão de Crimes contra a Fazenda do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) e outras Delegacias do interior do Estado, que executam trabalhos em 28 alvos, relacionados a 4 grupos de empresas do ramo.

Serão cumpridos 20 Mandados de Busca e Apreensão nos municípios de São Paulo, Osasco, Guarulhos, outros municípios da Grande SP e Jundiaí, além de municípios vinculados às Delegacias Tributárias de Bauru e São José do Rio Preto.

 

De forma a não apenas recuperar o crédito tributário, mas também pautada pela manutenção do equilíbrio concorrencial do setor, a Sefaz-SP deflagrará, de imediato, a segunda fase da operação, na qual efetuará verificações fiscais em outros contribuintes do mesmo segmento em relação aos quais se detectarem indícios de prática semelhante.

Confira na lista abaixo a distribuição dos alvos iniciais da operação por Delegacia Regional Tributária:

Delegacia Regional TributáriaMunicípioAlvos
DRTC-I, II e III (Capital)São Paulo5
DRT-7 (Bauru)Botucatu e Lençóis Paulista6
DRT-8 (São José do Rio Preto)Novo Horizonte6
DRT-13 (Guarulhos)Arujá1
DRT-14 (Osasco)Barueri, Carapicuíba, Embu das Artes e Taboão da Serra8
DRT-15 (Araraquara)Borborema1
DRT-16 (Jundiaí)Atibaia1
Total28

 


Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-publicidade-legal

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também