20.9 C
Tamboré
sábado, 20 abril 2024
Home Segurança Contra a criminalidade, município terá drones

Contra a criminalidade, município terá drones

0
Contra a criminalidade, município terá drones
Equipamentos aé­reos são controlados em terra por agentes da Secretaria de Segurança Divulgação/Secom Barueri

Para reduzir o índice de criminalidade no mu­nicípio, a Prefeitura de Barueri, por meio da Se­cretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, res­ponsável pela Guarda Civil Municipal e outros órgãos, começou, nesta semana, a utilizar drones em opera­ções de monitoramento e vigilância. De acordo com a secretária da pasta, Regina Mesquita, “a tecnologia vem para apoiar o trabalho de todas as corporações da Secretaria de Segurança”.

Os equipamentos aé­reos não tripulados são controlados em terra por agentes da Secretaria e atingem a distância de 7 km, a velocidade pode chegar a 70 km/h. Cada drone conta com esta­bilizador para a câmera. As gravações são feitas em alta resolução (4k) e as imagens transmitidas em tempo real para o visor acoplado junto ao controle. Além da radio­frequência, os dispositivos também são guiados com apoio de GPS.

Os veículos não tripu­lados podem auxiliar o monitoramento em ações especiais de policiamen­to, eventos com grande circulação de pessoas, operações de trânsito, imóveis em área de risco, locais de difícil acesso, patrulhamento preventivo e situações emergenciais como inundações e alaga­mentos.