Câmeras flagraram mais de 90 ocorrências em Barueri neste ano

videomonitoramento Barueri
Guardas civis monitoram as imagens durante 24 horas ininterruptas (Divulgação/Secom Barueri)

Nos primeiros quatro meses deste ano, o sistema de videomonitoramento  de Barueri flagrou 91 ocorrências, entre crimes e acidentes de trânsito. A cidade é monitorada por 280 câmeras; 80 delas estão instaladas em escolas municipais.

Os dados foram levantados pela gestão, à pedido da reportagem. Em 2021, de janeiro a dezembro, foram 291 registros.

Todas as imagens são monitoradas por uma central, um verdadeiro “Big Brother”, onde guardas civis acompanham as imagens 24h. No caso das imagens de escolas, esse acompanhamento é feito por agentes patrimoniais.

Os equipamentos
Segundo a gestão, as câmeras são de última geração, algumas captam imagens em 360º e outras leem placas de veículos, o que pode identificar irregularidades como carros roubados.

Após a constatação de algum tipo de atitude suspeita, os guardas civis que estão em patrulhamento  são acionados pela Central de Videomonitoramento para o atendimento da ocorrência.  De acordo com a prefeitura, do momento de acionamento até a chegada no local, leva  em média, cinco minutos.

GPS
As viaturas são equipadas com aparelhos GPS, o que facilita na hora do acionamento da ocorrência, por conta da geolocalização. De acordo com a Secretaria de Segurança, o foco do videomonitoramento é voltado para as pessoas em atitudes suspeitas e acidentes de trânsito com gravidade.

Totens
A cidade inaugurou recentemente 107 Postos Avançados de Monitoramento em pontos estratégicos, com o objetivo de inibir a criminalidade e auxiliar as forças policiais locais.
Os totens possuem câmeras 360 graus e botão de acionamento de emergência. O sistema foi fruto de uma parceria entre Barueri e uma empresa paranaense.