Barueri abre agenda para vacinação contra raiva

Vacinação contra a raiva Barueri
Agendamento acontece do dia 25 a 29 de abril (Secom Barueri)

De 25 a 29 de abril, a Secretaria de Saúde de Barueri abre agenda para a vacinação contra a raiva. O agendamento acontece sempre na última semana de cada mês e a reserva da dose é importante para garantir a imunização do seu pet.

A ação, que era anual, agora tem posto fixo na sede do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), localizado na Rua Anhanguera, 200 – Vila Sao Francisco. O agendamento deve ser feito pelo telefone 4198-5679. São disponibilizadas 100 vagas por semana.

Termo de autorização 

É necessário entregar o Termo de Autorização para Vacinação, que poder ser preenchido no momento da aplicação, porém, se quiser agilizar o processo, o termo está disponível AQUI, basta imprimir, preencher e apresentar na data agendada.

Não falte! 

De acordo com o DTCZ de Barueri, cerca de 30% das pessoas que agendam a vacinação do seu pet não comparecem no dia marcado. Essa desistência sem prévio aviso, além de tirar a vaga de outra pessoa, pode resultar no desperdício do imunizante, que tem prazo de aplicação.

Caso o dono do animal não possa comparecer, é importante comunicar o DTCZ para que a dose seja disponibilizada para outro.

Recomendações 

A vacinação contra raiva é aplicada somente em cães e gatos com idade a partir de 3 meses, desde que estejam saudáveis. Animais doentes, em tratamento, convalescentes devem aguardar a recuperação. Fêmeas gestantes também não podem ser vacinadas durante esse período.

Cuidados importantes 

Os animais devem ser levados por pessoas maiores de idade e com capacidade de conter o animal. Cães bravos ou mordedores de qualquer raça, e das raças “pitbull’, “rottweiller” e “mastim napolitano” devem utilizar focinheira apropriada. Gatos devem ser transportados em caixas apropriadas, evitando fugas e acidentes.