A cada aduela concretada, a Ponte Guilherme de Almeida ganha forma e aproxima um futuro de mais mobilidade e segurança para quem circula pela Rodovia Castello Branco (SP-280) no trecho de Barueri-SP. Nesta semana, a ViaOeste realiza duas importantes etapas: a concretagem da 14ª aduela no sentido Leste, nesta quarta-feira (27), e da 13ª aduela no sentido Oeste, na sexta-feira (29).
As aduelas são elementos estruturais que formam o tabuleiro da ponte, e a execução de cada uma representa mais um passo para a conclusão da obra. Atualmente, já foram concretadas 52 aduelas no sentido Oeste e 42 no sentido Leste.
No balanço das frentes de trabalho, a Ponte Oeste conta com apenas uma aduela faltante para o fechamento do vão central e cinco para os vãos adjacentes. Já na Ponte Leste, restam sete aduelas para o vão central e onze para os adjacentes. No total, cada ponte será composta por 69 aduelas, incluindo as de partida e de fechamento.
O cronograma da obra prevê que o chamado “beijo” – junção das aduelas centrais – ocorra na segunda quinzena de setembro na Ponte Oeste e na primeira quinzena de novembro na Ponte Leste. Já a união da ponte com as novas marginais em construção está programada para a primeira quinzena de março de 2026, mesma data prevista para o início da pavimentação da estrutura.
Inovação estrutural e destaque técnico
As pontes Guilherme de Almeida se destacam pelo uso do sistema construtivo em balanço sucessivo, solução técnica avançada que permite vencer grandes vãos com estabilidade e segurança. As estruturas abrigam o maior vão em balanço da América Latina em área urbana, com 170 metros, e aduelas com volumes de até 90 m³ – acima da média brasileira – exigindo soluções específicas em logística, formas e concretagem.
Benefícios para a mobilidade
A conclusão das novas pontes trará melhorias significativas para a fluidez do tráfego na região de Barueri e arredores. Com a separação do tráfego de longa e curta distância, os condutores terão acesso mais ágil às marginais, facilitando o deslocamento nos trevos dos km 23 e km 26. Esse avanço contribuirá para mais segurança, conforto e eficiência viária, seja no sentido São Paulo ou Interior.
Legado de impacto
A construção das pontes sobre o Rio Tietê vai além de sua grandiosidade estrutural. Representa um sonho coletivo que está se tornando realidade, inspirando orgulho na comunidade e deixando um legado duradouro para a mobilidade urbana. O trabalho diário de engenheiros, técnicos e operários reflete dedicação, aprendizado contínuo e compromisso com o propósito de transformar vidas por meio da mobilidade.
Essa obra é um testemunho da excelência da engenharia brasileira e reafirma o compromisso da ViaOeste em proporcionar infraestrutura moderna e segura, impactando positivamente o dia a dia de milhões de pessoas.
Projeto de duplicação das marginais Castello Branco beneficia mobilidade e desenvolvimento regional
As obras de duplicação das vias marginais da Rodovia Castello Branco fazem parte de um amplo projeto de infraestrutura da ViaOeste, em conjunto com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que visa ampliar a capacidade viária da SP-280, especialmente em trechos de grande fluxo.
Essas atividades são indispensáveis para o avanço das obras que integram o projeto de modernização dos trevos de Alphaville e de Barueri. A iniciativa contempla também a ampliação das marginais da rodovia, com foco na melhoria do acesso e na fluidez do trânsito, beneficiando importantes vias da região, como a Alameda Rio Negro, Avenida Tamboré e Estrada da Aldeinha.
Com um investimento de R$ 1 bilhão, o projeto promete melhorar de forma significativa a interligação entre a capital paulista e os municípios da região, promovendo avanços estruturais que contribuirão diretamente para a mobilidade urbana, o crescimento econômico e a qualidade de vida de milhares de pessoas que circulam diariamente pelo trecho.