A Prefeitura de Barueri segue avançando com o Programa de Recapeamento 2025 com o objetivo de deixar a cidade mais organizada e segura e melhorar a qualidade do tráfego e a mobilidade urbana. Nesta etapa, os serviços chegaram a importantes trechos do Corredor Oeste e da ligação entre o Centro e a Aldeia de Barueri.
O novo asfalto já cobre cerca de 3,5 quilômetros da Via Marechal Rondon e da Rua Anhanguera, no trecho que conecta a Estação de Trens Antônio João (Aldeia de Barueri) ao Cemitério e Velório Municipal Álvaro Quinteiro, na Vila São Francisco (Centro).
Além disso, a Via Marechal Rondon, que faz ligação com a Estrada Velha de Itapevi – também recapeada no primeiro semestre –, recebeu melhorias. Outro ponto beneficiado é a ligação entre a Rua José Maria Balieiro, no Centro, e a Rua Acre, na Aldeia de Barueri.
Recapeamento em toda a cidade
Somente neste ano, o programa já passou por vias estratégicas como a Estrada dos Pinheiros, a Estrada das Pitas (entre Parque Viana, Jardim do Líbano e Jardim Júlio) e a Rua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, na Aldeia de Barueri. Também foram contemplados os bairros Jardim Mutinga e Jardim Califórnia.
Com foco em áreas de grande fluxo e alta densidade populacional, o recapeamento se estende a todas as regiões da cidade, incluindo Parque Imperial, Engenho Novo, Jardim Paulista, Parque dos Camargos, Vale do Sol, Silveira e Belval.
As obras envolvem a remoção do pavimento antigo (fresagem), aplicação de nova camada de asfalto, recuperação de guias e sarjetas, manutenção de tampões de redes de esgoto e águas pluviais, além de nova sinalização de solo e, quando necessário, implantação de faixas adicionais.