A demolição da ponte sobre o Rio Cotia, que liga a Rua Atibaia, no Jardim Maria Helena (Barueri), à Rua Arthur Montovanelli, na Vila Lourdes (Carapicuíba), terá início no dia 20 de novembro. No local será construída uma nova estrutura, prevista no projeto de alargamento com contenção em gabião das margens do rio, em execução na região.
Durante o período das obras, o trânsito será desviado e contará com monitoramento de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) de Barueri, em conjunto com profissionais da Prefeitura de Carapicuíba. Faixas informativas foram instaladas em pontos estratégicos das duas cidades para orientar motoristas.
A nova ponte faz parte das ações de infraestrutura voltadas à ampliação da vazão das águas pluviais e à redução de riscos de enchentes. O projeto contempla um trecho de aproximadamente 660 metros de extensão, iniciado 140 metros antes da Rua Ipanema, no sentido Aldeia e Alphaville.
As intervenções, iniciadas em setembro de 2024, estão previstas para serem concluídas em março de 2027. O conjunto de obras inclui a construção de muros de gabião, colchões reno e a substituição da ponte antiga por uma nova estrutura mais ampla.
Para viabilizar o projeto, alguns imóveis da região precisaram ser desapropriados, incluindo uma igreja. Parte das demolições já foi realizada até a Rua Florianópolis, na esquina com a Avenida Bariloche.
Durante as obras, a travessia de pedestres será garantida por passarelas provisórias entre o Jardim Maria Helena e a Vila Lourdes. A Prefeitura informará, nos próximos dias, os detalhes sobre os desvios de trânsito e as rotas alternativas.




