O Governo do Estado de São Paulo prorrogou até 14 de agosto as inscrições para o programa Exporta SP, que capacita micro, pequenas e médias empresas, startups e produtores rurais interessados em exportar produtos e serviços. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à pasta.
A capacitação é gratuita, realizada de forma 100% online e terá início na segunda quinzena de agosto. Ao longo de três meses, os participantes participarão de dois encontros coletivos semanais e poderão ter até quatro mentorias individuais com especialistas para discutir necessidades e desafios específicos de seus negócios. Após a conclusão, as empresas recebem acompanhamento por até dois anos.
O programa é aberto a negócios de qualquer setor e região do estado. Segmentos como alimentos e bebidas, agronegócio, máquinas e equipamentos, têxtil, calçados e serviços de tecnologia e direito estão entre os que mais participam da iniciativa.
Organizado pela Diretoria de Relações Internacionais e Comércio Exterior da InvestSP, o Exporta SP é apoiado pelos quatro escritórios internacionais do Governo do Estado, localizados na Europa, América do Norte, Ásia e Oriente Médio.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima, o objetivo é incentivar pequenos negócios a buscar novos mercados, ampliando renda e emprego. “Ao investir na capacitação empreendedora, queremos incentivar os pequenos negócios a buscar novos mercados e mover a alavanca do desenvolvimento”, afirmou.
A formação aborda temas como formação de preços, adequação de produtos e serviços, inteligência comercial e elaboração de planos de marketing e vendas. Para Rui Gomes, presidente da InvestSP, o acesso ao mercado internacional torna pequenas empresas mais competitivas. “A pequena empresa desenvolve novas habilidades, aumenta o faturamento e diversifica suas fontes de receita, o que gera mais segurança”, disse.
As inscrições devem ser realizadas pelo site da InvestSP (clique aqui), onde estão disponíveis informações completas sobre o programa.