25.7 C
Tamboré
sexta-feira, 29 março 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Em busca de ar mais limpo, Barueri quer plantar 500 árvores por mês

De acordo com um estudo divulgado na segunda-feira (4), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quase toda a população do mundo respira ar prejudicial à saúde. Em Barueri, a notícia é positiva. Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), na Região Metropolitana de SP, houve uma melhora na qualidade do ar ao longo dos anos.
Em busca de melhor qualidade de vida e bem-estar para a população do município, a prefeitura quer plantar 500 mudas de árvores por mês, com cerca de 2,2 metros de altura. Atualmente, a cidade conta com 1,5 milhão de árvores, incluindo as florestas. A informação foi passada com exclusividade à reportagem pelo secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira, o Bidu. A projeção de copa de árvores no município está em 19,31%, importante para preservação da umidade relativa e temperatura do ar.
Na análise de arborização urbana, o bairro de Alphaville é o que tem maior número. Já considerando as florestas + arborização, são os bairros dos Altos e Aldeia da Serra.
Monitoramento do ar
Bidu contou que a licitação para as novas mudas já está em andamento. Outras 700 árvores com 7 metros de altura também serão plantadas no município. Ainda entre as medidas para tornar Barueri cada vez mais conectada com a natureza, a gestão está estudando a elaboração de um inventário arbóreo urbano para verificar a qualidade das árvores existentes.
Também deve ser colocada em prática proposta para monitoramento do ar na cidade, além de compensação ambiental para corte de árvores, com plantio obrigatório. Alguns investimentos no transporte público da cidade também prometem contribuir para a questão.
A Secretaria de Mobilidade Urbana, recém implantada na estrutura da administração municipal, realiza um plano de mobilidade urbana. José Oliveira, coordenador técnico de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito, disse que o plano, ainda em fase de estudos, trará melhoria no transporte público e na criação de novos modais de transportes, como ciclovias e ciclofaixas.
Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-twitter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também