Barueri compra equipamento para monitorar qualidade do ar

0
146
meio ambiente Barueri
O secretário de Meio Ambiente, Marco Antônio (Bidu), fez a entrega dos aparelhos na quarta-feira (15) (Ricardo Santos/Secom Barueri)

A Prefeitura de Barueri comprou quatro aparelhos móveis de alta tecnologia para monitorar a qualidade do ar na cidade. Os equipamentos são capazes de aferir a temperatura, nível de gás carbônico (CO2) e também de Ozônio, além de detectar partículas sólidas.

A entrega foi feita pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Barueri, Marco Antônio de Oliveira, na quarta-feira (15), ao Instituto Técnico de Barueri (ITB).

Monitoramento

Desde 2014, a qualidade das águas das bacias e microbacias de Barueri é monitorada por meio de parceria entre a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) e a Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri).

Com a criação do Projeto “Respirar Barueri”, a partir de abril deste ano, em uma cooperação técnica com o ITB (Instituto Técnico de Barueri) Engenho Novo, o ar também passará a ser monitorado.

Plano

O plano de trabalho consistirá na determinação dos pontos de coleta pelos técnicos da Sema. Os professores e os estagiários realizarão a retirada de amostras em veículos disponibilizados pela Secretaria. O ITB enviará um relatório técnico e fotográfico à Secretaria, que por sua vez incluirá as informações no Termo de Cooperação Técnica.

“É muito bom podermos contribuir com a capacitação dos alunos do ITB ao elaborar os relatórios de monitoramento e ainda termos armazenados dados científicos que poderão ser utilizados por vários anos”, ressaltou o secretário Bidu.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.