O barueriense Afonso Burza teve um final de semana inesquecível no Campeonato Brasileiro Veterano de Atletismo, disputado nos dias 6 e 7 de setembro. O atleta conquistou quatro medalhas: foi campeão nos 400 metros rasos (53”), campeão nos 800 metros rasos (2’02”), vice-campeão nos 1500 metros (4’42”) e ainda ajudou a equipe a conquistar o título no revezamento 4x400m (3’53”).
Representando o estado de São Paulo e a equipe de corrida AT Runners, Afonso destacou a emoção das vitórias e fez questão de agradecer ao técnico Anderson Teles, figura fundamental em sua preparação.
“Sou grato por tudo que meu técnico faz por mim, pelos treinos e todo apoio possível que ele e toda a equipe sempre me dão. A sensação é muito boa, ainda mais representando São Paulo e conseguindo meus melhores tempos”, afirmou.
Com uma estratégia clara nas provas, Afonso explicou que mantém o foco nos adversários desde o início e guarda forças para a decisão na parte final. Nos 800 metros, por exemplo, decidiu atacar nos 600m para garantir a vitória.
“Na primeira volta passei abaixo de 60 segundos. Quando vi que, se não reagisse bem, o tempo que tinha em mente não sairia, resolvi atacar até o final. Venci e ainda melhorei meu tempo”, relatou.
A preparação intensa, que começou após os Jogos Regionais em São José dos Campos e o Campeonato Paulista Adulto de Atletismo, foi decisiva. Ainda assim, o caminho até o pódio não foi fácil:
“Tive uma fase muito desagradável, em que não conseguia acertar os treinos e a motivação só caía. Se não fosse pelos conselhos e pela insistência do meu técnico Anderson Teles, talvez hoje eu não estivesse mais no atletismo”, destacou. Afonso também agradece Academia Z3 Fit, representada pelo Hebert Charles.
O título e os resultados em diferentes provas reforçam a versatilidade de Afonso como atleta e representam um marco pessoal e profissional.
“Estar no lugar mais alto do pódio é fruto de treinar todos os dias com vontade, mesmo quando não dá vontade. Em competições importantes como o Brasileiro, você enfrenta os melhores de cada estado. Não dá para querer algo a mais sem fazer por onde”, pontuou.
Entre os próximos desafios, Afonso cita a possibilidade de disputar a Taça São Paulo, em novembro, mas prefere manter seus demais objetivos em sigilo. Para ele, mais do que medalhas, o esporte é inspiração:
“Não há nada melhor do que praticar esportes, seja qual for a modalidade. Além da qualidade de vida, você motiva quem está junto com você. Sonhos só se realizam quando temos coragem de acreditar neles. Não importa se vai demorar cinco anos ou mais: quem acredita no seu potencial segue firme até virar protagonista da sua história”, concluiu.