Paratleta do vôlei sentado de Barueri disputará torneio pela Seleção Brasileira

vôlei sentado Barueri
José Clinio participará do Torneio da Holanda, preparatório para as Paraolimpíadas (Ricardo Santos/Secom Barueri)

O paratleta de vôlei sentado da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD), José Clinio de Oliveira Silva, também conhecido como Júnior, de 35 anos e mais de 10 anos no esporte, foi convocado para integrar a Seleção Brasileira da modalidade no Torneio Holandês de Vôleibol sentado.

Ele precisou amputar a perna direita após um tiro, que tomou quando tinha 18 anos e estava jogando futebol na quadra de uma escola pública de Osasco.

Torneio

O campeonato acontecerá entre os dias 27 de junho e 4 de julho, na cidade de Hassen. O atleta, que atua como ponteiro passador, disse que é “um sonho” poder representar o Brasil numa competição internacional.

Sobre as chances da equipe brasileira na competição holandesa, disputa paralela às Paraolimpíadas e classificatória para o Mundial, Júnior está otimista: “a expectativa é grande, nosso time é forte”. Além de Brasil e Holanda, a competição terá também delegações da Alemanha, Estados Unidos, Casaquistão, Canadá, Inglaterra e Líbia.

O time de Barueri

A técnica do vôlei sentado de Barueri, Adriana Maria de Sá Leal, ressaltou que o time está em renovação, mas desponta entre os quatro principais no campeonato paulista, ao lado do SESI, Paulistano e São José dos Campos. Adriana, ex-atleta e professora de educação física, assumiu há pouco o comando da modalidade na cidade.

Ela comentou que há vários talentos no grupo de 20 paratletas, entre iniciantes e veteranos, que treinam o vôlei sentado em Barueri, entre o masculino e feminino. A treinadora citou o caso de Isaac Bergamin Félix, de 14 anos, da seleção brasileira sub-23.

Adriana convida pessoas com deficiência que tenham interesse no esporte a entrar em contato com a SDPD pelo email “fale conosco” da Secretaria  ([email protected].gov.br).