A Thales, empresa do setor de tecnologia, abriu inscrições para a primeira turma do programa Formare em Barueri. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Fundação Iochpe, oferece o curso gratuito de Assistente de Produção Industrial para jovens em situação de vulnerabilidade social. As aulas serão realizadas nas dependências da própria empresa e ministradas por colaboradores voluntários.
O programa tem como objetivo qualificar jovens para o mercado de trabalho por meio de formação técnica e prática. Para participar, é necessário ter entre 17 e 18 anos completos em 2026, residir em Barueri, estar cursando ou ter concluído o ensino médio em 2025, ter renda familiar de até um salário mínimo por pessoa e não ter frequentado outro curso profissionalizante. Também não podem participar candidatos com parentes de primeiro ou segundo grau entre os funcionários da Thales ou de empresas prestadoras de serviço.
As inscrições podem ser feitas até 10 de dezembro de 2025, por meio de formulário disponível online (encurtador.com.br/zgRi). Os selecionados receberão bolsa-auxílio equivalente a um salário mínimo, além de benefícios como assistência médica para emergências durante o curso, material escolar, uniforme e seguro de vida.
As aulas terão início em março de 2026 e serão realizadas até o final de novembro do mesmo ano, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
O programa Formare, criado pela Fundação Iochpe, é adotado por diversas empresas no país e busca oferecer oportunidades de inserção profissional para jovens de baixa renda, unindo aprendizado técnico, prática empresarial e acompanhamento socioeducativo. Esta é a primeira edição do projeto em Barueri, que já conta com turmas ativas em outras unidades da Thales no Brasil.




