O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), anunciou nesta terça-feira (21) o lançamento da Jornada da TecnologIA, nova trilha formativa gratuita do Qualifica SP voltada à capacitação em Inteligência Artificial (IA). A iniciativa disponibiliza mais de 1,2 milhão de vagas e tem inscrições abertas pelo site qualificasp.sp.gov.br.
O programa tem como objetivo preparar trabalhadores e estudantes para as novas demandas do mercado, conectando capacitação tecnológica a oportunidades de emprego. De acordo com o relatório Futuro dos Empregos 2025, do Fórum Econômico Mundial, IA e Big Data estão entre as competências tecnológicas que mais devem crescer nos próximos anos, reforçando a importância da qualificação profissional na área.
A SDE estruturou a jornada em três etapas de formação, desenvolvidas em parceria com as empresas StartSe e Salesforce, que juntas ofertam 1,25 milhão de vagas. Além disso, o programa inclui quatro cursos avançados em tecnologia, como computação em nuvem, cibersegurança, desenvolvimento de chatbots e Internet das Coisas (IoT).
Estrutura da Jornada da TecnologIA
A primeira etapa, em parceria com a StartSe, oferece o curso IA para Todos, voltado à introdução de conceitos básicos sobre inteligência artificial e suas aplicações cotidianas. O curso tem carga horária de 4 horas, início imediato e 1 milhão de vagas disponíveis.
A segunda etapa, desenvolvida com a Salesforce, é destinada à formação de Agentes de IA, abordando temas como ciência de dados, business intelligence, ética e governança. São 250 mil vagas, com 15h38min de duração e início imediato.
A terceira etapa, promovida pelo Qualifica SP, tem caráter prático e foco em empregabilidade. São 120 vagas distribuídas entre quatro cursos de 80 horas: Desenvolvimento de Chatbots e IoT – Internet das Coisas (para jovens de 16 a 24 anos), e Introdução à Cibersegurança e Computação em Nuvem (para adultos de 25 a 59 anos). As aulas começam em 24 de novembro, e as inscrições seguem até 9 de novembro.
Ao final da trilha, que soma cerca de 100 horas de capacitação, os participantes serão convidados a integrar uma Ação de Empregabilidade organizada pela SDE, conectando-os a empresas de tecnologia parceiras em todo o estado.