A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) abriu 2.200 vagas para cursos gratuitos e remotos na área de tecnologia por meio do programa Qualifica SP. As inscrições estão disponíveis até o dia 20 de julho no site www.qualificasp.sp.gov.br.
As aulas serão ministradas ao vivo em três turnos: manhã (das 8h30 às 11h50), tarde (das 13h30 às 16h50) e noite (das 19h às 22h20). Cada curso contará com 11 turmas, somando 440 vagas por curso. Ao todo, são cinco opções de formação:
- Arquitetura de sistemas
- Banco de dados
- Gestão de projetos de TI
- Programação mobile
- Programação web
A seleção dos cursos foi baseada em análises de demanda do mercado de trabalho em diferentes regiões do estado. O objetivo do programa é alinhar qualificação e empregabilidade em setores com maior número de vagas abertas.
As vagas estão organizadas em duas modalidades: Meu Primeiro Emprego, para jovens de 16 a 24 anos em busca da primeira experiência profissional, e Novo Emprego, para pessoas entre 25 e 59 anos que pretendem mudar de área ou retornar ao mercado.
Podem se inscrever candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade. Caso haja mais inscritos do que vagas, a prioridade será dada a pessoas com deficiência, desempregadas, de baixa renda e menores de idade.
A convocação dos candidatos selecionados será feita por e-mail. As aulas têm início previsto para o dia 28 de julho e os participantes receberão certificado mediante presença mínima de 75% das aulas.