A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) publicou nesta quarta-feira (30) o edital do Provão Paulista Seriado 2025. A principal novidade é a inclusão de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na disputa por vagas no ensino superior em universidades públicas do estado.
Com essa alteração, concluintes da EJA poderão concorrer a oportunidades na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
As provas estão marcadas para os dias 4 e 5 de novembro, no período da manhã, para alunos da 3ª série do Ensino Médio e da EJA. Poderão participar estudantes da EJA que tenham concluído ou que irão concluir o terceiro termo do Ensino Médio em 2025. Esses candidatos concorrerão às vagas destinadas ao grupo B do exame.
O Provão Paulista divide os candidatos em três grupos:
- Grupo A: estudantes do Ensino Médio da rede estadual paulista;
- Grupo B: alunos da EJA, de redes municipais e estaduais de outros estados, de institutos federais e de unidades vinculadas à USP, Unesp e Unicamp;
- Grupo C: estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza.
Criado em 2023, o Provão Paulista oferece mais de 15 mil vagas em instituições públicas, com reserva para candidatos pretos, pardos e indígenas. Para alunos do Ensino Médio regular, a nota final considera a soma dos três anos de provas. No caso da EJA, apenas o resultado de 2025 será utilizado.
As inscrições para estudantes da EJA, de institutos federais e de redes públicas de outros estados devem ser feitas entre 4 e 15 de agosto, no portal da Vunesp (vunesp.com.br). A participação é gratuita.
Esses candidatos devem selecionar um polo de aplicação da prova em São Paulo, Guarulhos, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto ou Sorocaba. Já os alunos da rede estadual paulista, das Etecs, das redes municipais que aderiram ao exame e das escolas vinculadas às universidades estaduais estão automaticamente inscritos e farão as provas em suas próprias escolas.