22.4 C
Tamboré
terça-feira, 3 fevereiro 2026
Publicidade • Anuncie Aqui

Prouni divulga resultado da primeira chamada do primeiro semestre de 2026

Publicidade • Anuncie Aqui

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026 foi divulgado na madrugada desta terça-feira (3). A lista de candidatos pré-selecionados pode ser consultada no site do programa (acessounico.mec.gov.br/prouni), mantido pelo Ministério da Educação.

Criado para ampliar o acesso ao ensino superior, o Prouni concede bolsas de estudo integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e parciais, de 50%, em instituições privadas. Nesta edição, a maior já realizada, estão sendo ofertadas 594.519 bolsas, das quais 274.819 são integrais e 319.700 parciais.

A participação no processo seletivo foi aberta a estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 ou 2025, com média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota acima de zero na redação. Além do desempenho no exame, os candidatos precisaram atender a critérios de escolaridade e renda.

O status de pré-selecionado não garante automaticamente a bolsa. Os candidatos devem apresentar documentação para comprovar informações como renda familiar per capita e histórico escolar. A verificação é feita diretamente pelas instituições de ensino para as quais o estudante foi selecionado.

Do total de bolsas ofertadas nesta edição, 393.119 são destinadas a cursos a distância e 16.408 a cursos semipresenciais. Em relação ao grau acadêmico, 328.175 vagas são para cursos de bacharelado e 253.597 para cursos tecnológicos.

Os candidatos que não foram contemplados nesta etapa ainda concorrem à segunda chamada, cujo resultado está previsto para 2 de março. Também haverá uma lista de espera: a manifestação de interesse deverá ser feita entre 25 e 26 de março, com divulgação do resultado em 31 de março.

Para disputar bolsas integrais, o limite de renda familiar bruta mensal per capita é de até um salário mínimo e meio, equivalente a R$ 2.431,50 por pessoa. No caso das bolsas parciais, o teto é de três salários mínimos, ou R$ 4.863 por pessoa. O cálculo considera a soma dos rendimentos de todos os integrantes da família dividida pelo número de moradores do mesmo domicílio.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-publicidade-legal

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também

error: Conteúdo Protegido.