O Programa Universidade Para Todos (Prouni), do governo federal, abriu nesta segunda-feira (30) as inscrições para o processo seletivo referente ao segundo semestre de 2025. Os interessados devem se inscrever até as 23h59 do dia 4 de julho pelo portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni), utilizando login e senha do sistema gov.br.
Nesta edição, serão ofertadas 338.407 bolsas, sendo 211.107 para o segundo semestre. Destas, 118.004 são integrais e 93.103 parciais. As vagas estão distribuídas entre mais de 370 cursos em 887 instituições privadas de ensino superior em todas as regiões do país.
Para se inscrever, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. O programa adota critérios de renda: para as bolsas integrais, é exigida renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 2.277), e para bolsas parciais, até três salários mínimos per capita (R$ 4.554).
O candidato pode indicar até duas opções de curso, em ordem de preferência, e deve escolher se concorrerá na modalidade de ampla concorrência ou pelo sistema de cotas. A cada dia, o sistema divulga a nota de corte parcial, e o estudante pode alterar suas opções até o fim do prazo de inscrição. Será considerada válida a última escolha registrada.
Os candidatos que estiverem dentro das notas de corte ao final do processo serão considerados pré-selecionados. A pré-seleção não garante a vaga; o estudante ainda deverá comprovar as informações prestadas, como renda familiar e histórico escolar, diretamente na instituição de ensino.
A primeira chamada será divulgada no dia 7 de julho. A segunda ocorrerá em 28 de julho. Os candidatos não convocados poderão manifestar interesse na lista de espera nos dias 18 e 19 de agosto. O resultado será publicado no dia 22 de agosto.
O programa também reserva bolsas para pessoas com deficiência e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, conforme proporção da população do estado, de acordo com o último censo do IBGE. Esses candidatos devem também atender aos demais critérios do programa.
O Prouni é voltado a estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, pessoas com deficiência ou professores da rede pública de ensino que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura ou pedagogia.