As inscrições gratuitas para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026 podem ser feitas até as 23h59 desta quinta-feira (29). O processo seletivo é realizado exclusivamente pela internet (acessounico.mec.gov.br/prouni).
No portal, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis nas instituições privadas de ensino superior, com filtros por curso, turno, instituição e município. O programa, mantido pelo Ministério da Educação (MEC), concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e é voltado a estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior.
Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e/ou 2025, alcançado pelo menos 450 pontos de média nas cinco provas e não ter zerado a redação. Caso o candidato tenha participado das duas edições do Enem, o sistema considera automaticamente a melhor média para fins de classificação.
No caso das bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, de 50%, o limite é de até três salários mínimos por pessoa. Em 2026, o valor do salário mínimo é de R$ 1.621. O programa também reserva bolsas para pessoas com deficiência e para candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos, conforme as regras de ações afirmativas.
Nesta edição, o Prouni oferece 594.519 bolsas, o maior número já disponibilizado pelo programa. Do total, 274.819 são bolsas integrais e 319.700 são bolsas parciais. A maior parte das vagas está concentrada em cursos a distância, que somam cerca de 393 mil bolsas, seguidos pelos cursos presenciais e semipresenciais.
Entre os tipos de graduação, predominam os cursos de bacharelado, seguidos pelos tecnológicos e pelas licenciaturas. Administração e ciências contábeis são os cursos com maior número de bolsas ofertadas pelas instituições participantes.
De acordo com o cronograma oficial, o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro, na página eletrônica do Prouni. A segunda chamada está prevista para 2 de março. Os candidatos pré-selecionados deverão acompanhar as orientações do edital para a comprovação das informações e a efetivação da matrícula junto às instituições de ensino.




