O Governo do Estado de São Paulo instituiu, por meio de decreto, a Escola da Inclusão, espaço dedicado à formação e sensibilização para inclusão de pessoas com deficiência. A iniciativa está vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD). As inscrições para cursos podem ser feitas diretamente no site pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/a-escola.
Com mais de 800 inscrições confirmadas, os cursos esportivos e culturais oferecidos pela Escola da Inclusão serão realizados na zona sul da capital paulista. As aulas terão início nesta semana e serão ministradas por profissionais especializados, em um ambiente acessível no Parque Estadual Fontes do Ipiranga, localizado na Avenida Miguel Estefno, 3031, Vila Água Funda.
De acordo com o secretário de Estado, Marcos da Costa, a Escola da Inclusão busca garantir o acesso à cultura, esporte e desenvolvimento pessoal, com o objetivo de fortalecer o protagonismo das pessoas com deficiência.
As atividades são destinadas a crianças a partir de seis anos e adultos com 23 anos ou mais, com diferentes tipos de deficiência. Os participantes foram distribuídos em duas turmas de até dez pessoas cada, para assegurar a qualidade do atendimento.
Entre as modalidades mais procuradas, a música registrou 126 inscritos, seguida pelos fundamentos de luta e defesa pessoal, com 111 participantes. A dança atraiu 108 inscritos, enquanto a ginástica funcional contabilizou 96 adesões. Outras modalidades também tiveram adesão significativa: teatro (84), artes plásticas (70), tênis de mesa (58), jogos de tabuleiro em madeira (53), bocha (20) e showdown (17).