As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2025 começam nesta segunda-feira (14) e vão até sexta-feira (18), segundo o Ministério da Educação (MEC). Ao todo, são ofertadas mais de 112 mil vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.
O programa permite ao estudante cursar a graduação sem realizar o pagamento das mensalidades durante o curso, iniciando a quitação somente após a formatura. O valor financiado varia conforme a renda familiar do candidato.
Para se candidatar, é necessário ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas provas de matemática, linguagens, ciências humanas e ciências da natureza, além de nota diferente de zero na redação. A renda familiar per capita deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.554).
Nesta edição, metade das vagas será destinada ao Fies Social, voltado a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277).
As inscrições devem ser realizadas no site oficial do Fies. O cronograma completo e demais informações estão disponíveis na plataforma do MEC (clique aqui).