Estudantes da 1ª série do Ensino Médio das escolas da rede estadual de São Paulo (Seduc-SP) têm até a próxima sexta-feira (19) para registrar a escolha do itinerário formativo que seguirão pelos próximos dois anos letivos. As opções disponíveis para os mais de 400 mil alunos matriculados são três: Exatas, Humanas e Educação Técnica Profissional. O mesmo prazo vale para novas matrículas na rede estadual de ensino para 2026.
No processo de escolha, cada aluno deve indicar quatro opções por meio da plataforma Secretaria Escolar Digital (SED). Quem optar por Humanas deve registrar a escolha em Linguagens e Ciências Humanas. Já para Exatas, o registro deve ser feito em Matemática e Ciências da Natureza. No caso da Educação Técnica, o estudante precisa selecionar os cursos de preferência dentro da área escolhida.
Atualmente, são oferecidos 11 cursos técnicos ministrados em escolas estaduais por professores da Seduc-SP e do Centro Paula Souza, além de formações em parceria com Senai e Senac. A partir de 2026, duas novas opções passam a integrar a lista: meio ambiente e eletrônica.
A Secretaria da Educação criou um site com informações detalhadas sobre cada itinerário e cursos técnicos para auxiliar na decisão. Representantes de grêmios estudantis de todo o estado também foram mobilizados para apoiar os colegas da 1ª série durante o processo de escolha.
Entre as novidades curriculares previstas para 2026 estão as disciplinas de aprofundamento em biologia e química para os itinerários de Exatas, e em geografia, filosofia e sociologia para Humanas.
O registro deve ser feito exclusivamente por estudantes da 1ª série, diretamente na SED. Para os alunos que já estão na 2ª série em 2025, não haverá alteração: eles permanecerão no mesmo itinerário formativo.