22.4 C
Tamboré
terça-feira, 3 fevereiro 2026
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri, Jandira, Osasco e Carapicuíba iniciam modelo de Escola Cívico-Militar na rede estadual

Publicidade • Anuncie Aqui

As cidades de Barueri, Jandira, Osasco e Carapicuíba, na região, estão entre os municípios paulistas que deram início, nesta segunda-feira (2), ao modelo de Escola Cívico-Militar (ECM) na rede estadual de ensino. Ao todo, 100 escolas em diferentes regiões do Estado de São Paulo passam a adotar o programa já neste começo do ano letivo. Em Barueri, a unidade é a Professor Lênio Vieira de Moraes; em Jandira, a Escola Estadual Dorvalino Abílio Teixeira, Osasco tem duas unidades: a Professor Gastão Ramos e a Rosa Bonfiglioli. Carapicuíba incluiu a Escola Estadual Basílio Bosniac e a Deputado Salomão Jorge.

As unidades foram selecionadas após consulta pública com a participação de pais, responsáveis, estudantes, professores e demais profissionais da educação. O modelo mantém a carga horária regular e segue o Currículo Paulista, as avaliações e os projetos pedagógicos definidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

O sistema Cívico-Militar foca em hierarquia, disciplina e valores cívicos. O objetivo desse tipo de ensino é melhorar o rendimento escolar, o senso de pertencimento e a conduta social dos alunos durante o período escolar.

A gestão é compartilhada. Enquanto professores civis cuidam da sala de aula, militares da reserva, contratados na qualidade de monitores, organizam o ambiente e acompanham o dia a dia dos alunos e atuam na promoção de valores cívicos.

Os monitores foram escolhidos por meio de processo seletivo, com análise de títulos e documentos, e passarão por avaliações periódicas, inclusive com a participação de alunos e diretores. Além disso, todos devem cumprir curso de capacitação com carga mínima de 40 horas, abordando temas como psicologia escolar, cultura de paz, regimento interno e desafios contemporâneos do ambiente educacional.

Segundo a Seduc-SP, o programa amplia as opções oferecidas às famílias paulistas e foi distribuído em municípios de diferentes regiões do Estado, incluindo localidades com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo das médias estadual e nacional.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-twitter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também

error: Conteúdo Protegido.