21.7 C
Tamboré
sábado, 27 abril 2024
Home Educação Celso Furlan reassume pasta e anuncia novas escolas e creches

Celso Furlan reassume pasta e anuncia novas escolas e creches

0
Celso Furlan reassume pasta e anuncia novas escolas e creches
Secretário diz que o município ficou acima da média nacional no Ideb (Foto: Divulgação Secom Barueri)

Após cinco meses de afastamento da Secretaria da Educação de Barueri, Celso Furlan, irmão do prefeito Rubens Furlan, reassumiu a pasta no começo deste mês. De volta ao cargo, o secretário reafirma o compromisso com o desenvolvimento da educação da cidade, com novas escolas e creches.

Apesar do afastamento, que se deu por razões pessoais, de acordo com Celso, a pasta não ficou comprometida, “uma vez que existe um plano de gestão que implementamos desde o início do mandato, em 2017”, alega.

No período em que esteve longe, Maria Lúcia Griffin, pedagoga, diretora e supervisora da rede estadual, o substituiu no cargo.

À frente da secretaria, Celso informou que pretende seguir implementando projetos que garantam a aprendizagem dos estudantes, como por exemplo, a parceria com a Google, referência em tecnologia e informática, que oferecerá novas ferramentas de ensino à rede municipal. “O projeto Google For Education. Barueri é o primeiro município do Brasil a trabalhar esta ação em toda a rede”, disse.

Para Celso, ações como essa podem contribuir para a melhoria na qualidade de ensino da cidade, que já vem apresentando bons resultados, como por exemplo, na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O município teve desempenho acima da média nacional nas provas de português e matemática, aplicadas a cada dois anos aos alunos da 4ª série/5º ano, 8º série/9º ano e 3º ano do Ensino Médio. “O resultado deve-se ao excelente empenho dos nossos professores. Um trabalho constante efetuado por todos os técnicos da Secretaria da Educação”, afirma o secretário.

Creches
O secretário ressaltou que a Prefeitura planeja a construção de novas escolas entre 2019 e 2020, são três maternais, três Emefs e a reconstrução de outras duas. “Já atingimos a meta do Plano Municipal de Educação 2015/2025 no tocante à criação de vagas para maternais, contudo, com as novas construções de maternais previstas atenderemos ainda melhor a demanda”. Os locais não foram divulgados.

Professores
Questionado sobre o aumento salarial dos professores municipais, Celso explica que “isso acontecerá através de correções do impacto da inflação nos salários dos docentes, além de serem agregados