20.2 C
Tamboré
sexta-feira, 29 março 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

País “estaciona”, mas Barueri tem bons resultados na educação

Publicidade • Anuncie Aqui
Segundo ranking mundial, alunos brasileiros não avançaram em disciplinas básicas

O desempenho dos estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, em inglês) 2018 trouxe um alerta em relação a educação no país. Isso porque, de acordo com dados divulgados na terça-feira (3), os alunos não avançaram de forma significativa nas disciplinas básicas, ou seja, leitura, matemática e ciências.

O Pisa é uma avaliação mundial feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em vários países, com provas nas três disciplinas citadas. Apesar dos dados negativos no cenário nacional, em Barueri, diferentemente do país, os alunos têm boas médias em português e matemática, segundo recorte feito pela reportagem.

De acordo com o Pisa, o Brasil teve um aumento na média em todas as matérias, mas não foi o suficiente para colocar o país em boas colocações. Segundo a avaliação, os estudantes brasileiros ficaram entre as posições 55º e 59º em leitura, entre 69º e 72º em matemática e 64º e 67º em ciências. A prova foi feita por 10.691 alunos de 638 escolas no ano passado.

Entre os países da América do Sul, o Brasil é pior em matemática, empatado estatisticamente com a Argentina. Em ciências, o país também ficou em último lugar, junto com Argentina e Peru, e, em leitura, é o segundo pior do ranking sul-americano.

Em Barueri

Para entender o desempenho dos estudantes da cidade em português e matemática, a reportagem fez um levantamento junto às provas do Saeb (Sistema a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo dados da avaliação mais recente (2017), os alunos do 5º ano das escolas estaduais e municipais de Barueri atingiram uma média de 230,36 em português e 237,47 em matemática, e os do 9º ano, 276,81 e 275,36, respectivamente.

Os estudantes também obtiveram melhores notas em todas as séries em relação ao país. Isso porque a média nacional no 5º ano é de 209,13 para a primeira disciplina citada e 218,56 na segunda e o 9º ano 251,58 em português e 249,93 em matemática.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também