Barueri sedia no domingo (7) Olimpíada Brasileira de Robótica

robótica barueri
O evento contará com participantes de todo o estado (Ricardo Santos / Secom Barueri)

No próximo domingo (7), Barueri vai sediar a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A etapa regional terá a participação de mais de 30 equipes representando diversas cidades do Estado de São Paulo e será realizada na Emef Estevan Placêncio (av. Arnaldo Rodrigues Bittencourt, 1428, Nova Aldeinha), das 8h às 18h, com entrada franca.

Nessa categoria de modalidade prática, os robôs simulam um ambiente real de acidente, onde o resgate das vítimas precisa ser realizado pelas máquinas.

Os vencedores garantirão uma vaga para a próxima fase. No local, além das disputas entre os times, terá praça de alimentação, ambientes para encontros dos amantes da robótica, entre outras atividades.

Referência

De acordo com o secretário de educação de Barueri, Celso Furlan, o fato de a cidade sediar um evento como esse é motivo de orgulho. “Nossa educação está caminhando para ser uma das referências no que se diz respeito à Educação Tecnológica. Vamos investir sempre em iniciativas como essa”, comentou.

Segundo a gestão, Barueri foi escolhida para sediar a Olimpíada por conta da implementação de projetos de tecnologia educacional, como a Sala Maker, que atende cerca de oito mil alunos da rede municipal.

As aulas têm conteúdo como robótica, impressora 3D, arduino (pequeno computador programado para realizar uma determinada função), drones, além de outras iniciativas.

Todos os professores do projeto Sala Maker receberam treinamento especial, ministrado pela equipe da Olimpíada Brasileira de Robótica. Eles atuarão como juízes das provas que acontecerão em Barueri.