Barueri desativa sistema de ensino integral das escolas, mas oferece cursos nos contraturnos

0
4359
Foto: Secom Barueri

As matrículas em escola de tempo integral do ensino fundamental da rede pública cresceram em todo o país, saltando de 10,5%, em 2016, para 16,2%, no ano passado, de acordo com dados do Censo Escolar 2017, coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados no dia 31 de janeiro.

Em Barueri, no entanto, não houve qualquer avanço como no quadro nacional, pois todas as 5 escolas de ensino integral que o município dispunha foram desativadas neste ano. Segundo a administração municipal, o sistema foi suspenso devido à falta de repasses do Governo Federal ao programa Novo Mais Educação, projeto que visa melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e em matemática por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

Como alternativa aos estudantes desses colégios, a Prefeitura está oferecendo atividades nos contraturnos. Entre os serviços oferecidos, estão aulas de dança, música, idiomas, natação e pintura, que são realizadas nas estruturas das próprias escolas, com professores especializados.

As atividades são feitas sempre após as aulas e são disponibilizadas para todas as séries do Ensino Fundamental. De acordo com a administração da cidade, as vagas são cedidas a todos os alunos dos antigos colégios de tempo integral.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.