18.5 C
Tamboré
segunda-feira, 30 junho 2025
Publicidade • Anuncie Aqui

Receita Federal inicia pagamento do 2º lote de restituições do Imposto de Renda 2025

Publicidade • Anuncie Aqui

A Receita Federal iniciou nesta segunda-feira (30) o pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. Ao todo, mais de 6,5 milhões de contribuintes receberão o crédito, que totaliza R$ 11 bilhões. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Do total pago, cerca de R$ 1,8 bilhão será destinado a contribuintes considerados prioritários. O grupo inclui 148.090 idosos acima de 80 anos, 1.044.585 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, 91.363 pessoas com alguma deficiência física ou mental, ou com moléstia grave, 496.650 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério, além de 4.764.634 pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber o valor via PIX.

As restituições do Imposto de Renda 2025 serão pagas em cinco lotes. O primeiro foi liberado em 30 de maio. Os demais estão programados para 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro. As declarações puderam ser enviadas a partir de 17 de março.

Para consultar se teve a restituição liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. O site oferece orientações e permite o acesso ao extrato da declaração no e-CAC, onde é possível verificar eventuais pendências. Caso alguma inconsistência seja identificada, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora.

A Receita também disponibiliza aplicativo para dispositivos móveis que permite acompanhar a liberação das restituições e consultar a situação do CPF.

O pagamento da restituição é feito exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte. Se houver erro nos dados bancários ou problema na conta, o valor não é creditado. Nesse caso, é possível reagendar o pagamento por meio do Portal BB ou pela Central de Relacionamento do Banco do Brasil, pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos). O reagendamento pode ser feito até um ano após a primeira tentativa de crédito.

Durante a consulta, o contribuinte também pode verificar se caiu na malha fina. Essa informação está disponível no extrato da declaração, acessível pelo e-CAC. No menu “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, o contribuinte deve selecionar a aba “Processamento” e, em seguida, “Pendências de Malha”.

As declarações retidas em malha fina só têm a restituição liberada após correção das inconsistências ou comprovação das informações declaradas. O acesso ao extrato pode ser feito com código gerado no site da Receita ou com certificado digital.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-twitter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também