O interesse por carros novos com motorização 1.0 litro registrou a maior alta entre todas as categorias no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Webmotors Autoinsights, ferramenta de monitoramento de mercado da plataforma de compra e venda de veículos, os modelos 1.0L apresentaram crescimento de 31% nas visitas entre janeiro e junho, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O desempenho coloca os carros 1.0L à frente de outras motorizações no critério de crescimento percentual, superando os modelos 1.8L, que tiveram alta de 10,4%, e os 2.0L, com aumento de 8,5% no mesmo intervalo.
Apesar disso, os veículos 2.0L ainda lideram em volume absoluto de buscas entre os modelos 0 km, com 23% de participação nas visitas da plataforma. Os modelos 1.0L aparecem em segundo lugar, com 17%, seguidos pelos veículos 1.5L, com 12%.
De acordo com Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors, o crescimento no interesse por modelos 1.0L reflete tanto o custo-benefício percebido pelos consumidores quanto o aumento da oferta por parte das montadoras. Ele destaca ainda o impacto de políticas de incentivo: “Campanhas promocionais com bônus, taxas reduzidas e entrada facilitada, somadas aos incentivos anunciados pelo Governo Federal, contribuem para o fortalecimento desse segmento.”
No mercado de usados, a maior alta no número de visitas foi registrada entre os veículos com motorização 1.3L, que cresceram 20% no período. Os modelos 1.5L e 1.0L também apresentaram crescimento, de 10% e 6,4%, respectivamente.
Já em termos de participação de mercado entre os seminovos e usados, os veículos 2.0L lideraram com 22% das visitas, seguidos pelos modelos 1.6L (14%) e 1.0L (12%).