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quinta-feira, 18 dezembro 2025
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Compras de Natal devem beneficiar 1,8 milhão de pequenos negócios em SP

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As compras de Natal deste ano devem beneficiar cerca de 1,8 milhão de pequenos negócios no Estado de São Paulo, segundo pesquisa divulgada pelo Sebrae-SP. Do total estimado, 1,34 milhão são microempreendedores individuais (MEIs) e aproximadamente 534 mil são micro e pequenas empresas.

O levantamento aponta que os produtos mais procurados nos pequenos estabelecimentos devem ser roupas e calçados, citados por 63% dos consumidores, seguidos por itens de beleza e perfumaria (48%) e brinquedos, jogos de tabuleiro e baralhos (43%). Cada consumidor pretende adquirir, em média, quatro presentes nesse tipo de comércio, com gasto estimado de R$ 125 por item.

De acordo com a pesquisa, 80% dos entrevistados afirmaram que pretendem gastar mais ou o mesmo valor em relação ao Natal de 2024. Entre eles, 60% indicaram intenção de aumentar os gastos, enquanto 20% planejam manter o mesmo nível de consumo. Outros 18% disseram que devem reduzir o valor destinado às compras de fim de ano.

Para o consultor do Sebrae-SP Pedro João Gonçalves, os dados refletem um cenário favorável ao comércio de pequeno porte. Segundo ele, a intenção de gasto maior ou estável em relação ao ano anterior indica movimento relevante do consumo interno, do qual os pequenos negócios dependem diretamente.

O período de compras já está definido para parte dos consumidores. Cerca de 44% afirmaram que devem adquirir os presentes aproximadamente 15 dias antes do Natal, enquanto 41% disseram que pretendem aproveitar promoções e descontos. O pagamento do 13º salário aparece como fator relevante, já que 77% dos entrevistados afirmaram que utilizarão ao menos parte do recurso extra nas compras natalinas.

Entre os principais critérios de decisão estão o preço, citado por 35% dos consumidores, a qualidade dos produtos, mencionada por 34%, e as ofertas e promoções, apontadas por 29%. A preferência pelo atendimento presencial segue predominante: 32% pretendem realizar todas as compras em lojas físicas, e outros 32% afirmaram que farão a maior parte nesse formato. As compras exclusivamente online foram citadas por apenas 4% dos entrevistados.

As redes sociais aparecem como principal fonte de informação para as compras, utilizadas por 53% dos consumidores, seguidas pelas lojas virtuais (52%) e pelas lojas físicas (51%). O Pix lidera como meio de pagamento, com preferência de 52% dos entrevistados, enquanto 64% afirmaram optar pelo pagamento à vista.

A pesquisa “Natal 2025” foi realizada a partir de duas sondagens. A primeira ouviu empreendedores por telefone, em parceria com a Fundação Seade. A segunda foi aplicada junto a consumidores, por e-mail, pelo Instituto Consulting do Brasil, entre os dias 29 de outubro e 9 de novembro.

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