Barueri ocupa a 9ª posição geral no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, publicado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) nesta quarta-feira (27), com pontuação de 58,82. O levantamento, em sua sexta edição, avalia os municípios brasileiros a partir de 13 pilares considerados importantes para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública, que incluem sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso e qualidade da saúde, acesso e qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.
Em comparação com anos anteriores, Barueri apresentou variação no desempenho geral: ocupava a 3ª posição em 2023 e a 5ª em 2024, indicando uma queda de quatro posições em relação ao ano passado. Apesar da redução no ranking geral, alguns indicadores estratégicos registraram evolução em 2025. O município subiu uma posição no pilar Inovação e Dinamismo Econômico, alcançando a 3ª colocação nacional.
Capital Humano
O indicador Capital Humano, que avançou 20 posições para o 19º lugar, avalia a formação e qualificação da população. Entre seus componentes destacam-se a taxa bruta de matrícula em ensino técnico e profissionalizante (2024), em que Barueri ficou em 14º lugar, subindo 12 posições; a taxa bruta de matrícula em ensino superior (2023), em 281º lugar (+1 posição); e a qualificação dos trabalhadores em emprego formal (2023), em 18º lugar, com avanço de uma posição. A Prefeitura de Barueri mantém cursos profissionalizantes do Programa Meu Futuro, ofertados gratuitamente por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT), contribuindo para a formação de capital humano e a inserção da população no mercado de trabalho.
No pilar Meio Ambiente, a cidade melhorou 7 posições, e em Empregos no Setor Criativo, manteve a 2ª colocação nacional. Historicamente, cidades das regiões Sul e Sudeste ocupam as melhores posições no ranking, e todas as 60 primeiras colocadas pertencem a essas regiões, refletindo a concentração de infraestrutura, economia e gestão pública nessas áreas.