Barueri é a 4ª cidade do Estado em desenvolvimento

Barueri desenvolvimento
Levantamento analisou governança, capital empreendedor e outros critérios (Fernando Foca/Secom Barueri)

O município de Barueri conquistou o 4º lugar do Estado de São Paulo e a 8ª posição do país em desenvolvimento econômico.

É o que aponta o Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local – ISDEL, divulgado em maio, que sintetiza 106 variáveis, entre uma escala que varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento econômico.

A cidade, com 270 mil habitantes, registrou avaliação geral de 0,563. A primeira colocada no país foi São Paulo, com 0,796.

Barueri se destacou na avaliação sobre governança para desenvolvimento, nota 0,803. Enquanto a média das cidades analisadas no Brasil foi de 0,557.

Na sequência, aparece capital empreendedor, com índice de 0,716. Em organização produtiva, a taxa ficou em 0,636, inserção competittiva (0,309) e tecido empresarial, 0,027. O município anotou Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,786, quanto mais perto de 1,0, melhor avaliada.

O prefeito Rubens Furlan afirma que para a cidade estar entre as melhores do país, o trabalho nunca pode parar. “Os investimentos precisam ser constantes, principalmente na saúde, na educação e na infraestrutura. Nossa gestão trabalha também para atrair investidores e desenvolvimento”, destacou.

Furlan também ressalta, com frequência, que a prioridade é entregar serviços municipais de qualidade à população, com o que há de mais moderno no mundo. “Por exemplo, aulas de robótica e equipamentos de última geração para a área da saúde”.

Região
Na região, o município vizinho à Barueri, Santana de Parnaíba ficou com a 11ª posição estadual e a 18ª colocação nacional. O valor geral de referência anotado foi de 0,501, abaixo da média nacional (0,538).