O TIC Sorocaba (Trem Intercidades – Eixo Oeste) promete transformar a mobilidade entre Sorocaba e a capital paulista. O projeto do Governo do Estado, que está em consulta pública até 2 de junho de 2025, prevê um trajeto de aproximadamente 100 quilômetros com tempo estimado de apenas 60 minutos — uma redução de até 50% em relação ao transporte rodoviário atual. Atualmente, o deslocamento rodoviário tem duração de 110 minutos de carro e 130 minutos de ônibus.

Com investimento estimado em R$ 12 bilhões, o novo trem — que terá dois andares — oferecerá dois tipos de serviço: o Expresso, que fará o trajeto direto entre Sorocaba e São Paulo, e o Parador, com paradas em estações intermediárias como Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno (Itapevi), Carapicuíba e Água Branca (na capital).
A partir de Barueri, o trem utilizará o mesmo traçado da Linha 8-Diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Também está prevista a construção de uma nova estação exclusiva em Carapicuíba, dedicada ao serviço parador do TIC Eixo Oeste.
A expectativa é de que o serviço atenda cerca de 50 mil passageiros por dia, com intervalos de 30 minutos no modo expresso e 20 minutos no parador, durante os horários de pico. A linha terá velocidade média de 104,5 km/h, podendo chegar a 140 km/h.
Além da agilidade, o projeto foca em conforto, sustentabilidade e inclusão. As estações serão revitalizadas, haverá frota nova e integração com linhas de trem, metrô e outros projetos como o TIC Campinas. Estão previstas ainda ações contra assédio, banheiros acessíveis e espaços para amamentação.
SP nos Trilhos
A iniciativa integra o programa SP nos Trilhos do Governo de SP, que visa modernizar e expandir a malha ferroviária do estado, com mais de R$ 190 bilhões em investimentos previstos em todo o território paulista.
Interessados podem contribuir com sugestões sobre o projeto por meio do site da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), seguindo o modelo disponível até o prazo final da consulta.